ESCOLA: E.E. JOÃO PEDRO PEDROSSIAN
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: DALVA SILVA RAMALHO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2° ANO ENSINO MÉDIO DO PERÍODO VESPERTINO
EIXO TEMÁTICO: URBANIZAÇÃO
NOME DO PROJETO: PELAS RUAS DA CIDADE
DATA DA EXECUÇÃO: 30/06 A 07/07
DURAÇÃO:04 aulas
JUSTIFICATIVA
Ao andar pelas ruas de nossa cidade, percebemos a falta de padronização na construção das calçadas, em todas as dimensões, tanto no nivelamento quanto na largura das mesmas. Isso decorre muitas vezes pela falta de planejamento por parte do poder público, pois algumas ruas são mais largas que outras e às vezes uma mesma rua, que foi sendo asfaltada aos poucos, não possui a mesma largura em toda sua extensão. Caso ainda pior são os desníveis das calçadas, principalmente na região central da cidade, dificultando a locomoção dos pedestres.
Cada município possui normas próprias para a regulamentação de construção das calçadas, porém existem leis federais que devem ser respeitadas, como por exemplo, a da acessibilidade que assegura a facilidade na circulação das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Diante destas constatações e aproveitando o eixo temático trabalhado no 2° ano do Ensino Médio que trata do processo de Urbanização, esse projeto pretende fazer um levantamento da situação atual das calçadas de nossas ruas, na região central e nos bairros através de constatação in loco, registro fotográfico e escrito, iniciando com uma pesquisa junto à Câmara Municipal, Secretária de Obras e Setor de Tributação a respeito da legislação vigente que trata das calçadas no perímetro urbano.
OBJETIVOS:
GERAIS:
• DISCUTIR O PLANEJAMENTO URBANO EM BODOQUENA
ESPECÍFICOS:
• DISCUTIR A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO URBANO
• CONHECER AS LEIS QUE REGEM AS CONSTRUÇÕES NO MUNICÍPIO
• DETECTAR OS PROBLEMAS NA CONSTRUÇÃO DAS CALÇADAS NO CENTRO E BAIRROS
METODOLOGIA
• EXPLANAÇÃO SOBRE O ASSUNTO COM APRESENTAÇÃO DE ALGUNS PROJETOS URBANISTICOS DE OUTRAS CIDADES RELACIONADOS A CALÇADAS;
• LEVANTAMENTO JUNTO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DAS LEIS VIGENTES QUE TRATEM DA COSTRUÇÃO DE CALÇADAS EM BODOQUENA;
• VISITA A AREA CENTRAL E BAIRROS ADJACENTES PARA OBSERVAÇÃO, REGISTRO FOTOGRÁFICO;
• REGISTRO ESCRITO (RELATÓRIOS);
• POSTAGEM DO RESULTADO FINAL DO TRABALHO NO BLOG DA ESCOLA.
AVALIAÇÃO
• OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS QUANTO AO SEU ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
RECURSOS MATERIAIS
• COMPUTADOR
• PROJETOR DE IMAGENS
• CAMERA FOTOGRÁFICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário