SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL
ESCOLA ESTADUAL JOÃO PEDRO PEDROSSIAN
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
CLEONICE SILVA DA CUNHA SOUZA
DALVA SILVA RAMALHO
ESTELA CÍNTIA DE OLIVEIRA SANTOS
LÚCIA HELENA S. DA SILVA
ROSILDA M. SOUZA
Bodoquena-MS
2010
1.INTRODUÇÃO
“Educar é permitir o desenvolvimento de valores"
Autor Desconhecido
A proposta do desenvolvimento de uma educação ambiental, no âmbito escolar, é de suma importância, pois resgata a incorporação de valores socioeconômicos, políticos, culturais; os quais são importantes na formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, se faz necessário, pois acredita-se que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção do conhecimento.
A escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário à discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças e os adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, na escola e no círculo de amigos.
Diante disso, este projeto por finalidade despertar uma consciência critica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos, através da participação em atividades lúdicas e gincana cultural que envolva o tema: educação ambiental; considerando que as apresentações de trabalhos estimulam as aptidões que acabam abrindo um leque de oportunidades para o desenvolvimento dos alunos, sendo uma ferramenta de alto nível para aumentar o rendimento escolar e a socialização entre os mesmos.
2. OBJETIVOS
GERAL
Despertar uma consciência critica nos alunos sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar.
ESPECÍFICOS
Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular nos alunos a criatividade;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver os conhecimentos com uma abordagem interdisciplinar;
Desenvolver a oralidade e a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
3. METODOLOGIA
Diante desse leque de oportunidades que uma atividade diferenciada pode oferecer aos alunos, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, serão desenvolvidas atividades referentes aos temas do meio ambiente nas disciplinas de: Ciências, História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Educação Física, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia e Sociologia.
Na realização deste trabalho serão desenvolvidas as seguintes atividades:
· Produção de textos, poesias e paródias;
· Confecção de histórias em quadrinhos e/ou livrinhos;
· Montagem e apresentação de slides com fotos (feitas pelos alunos) do meio em que vivemos;
· Peças de teatro;
· Exibição de vídeos;
· Criação de painéis ilustrativos;
· Palestra sobre saneamento básico;
· Desenvolvimento de gincana cultural.
Os temas a serem desenvolvidos em sala de aula ficarão a cargo de cada professor de acordo com a sua área de atuação.
4. CRONOGRAMA
As atividades referentes à semana do meio ambiente e gincana cultural serão realizadas nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2010.
5. AVALIAÇÃO
Ao final do projeto espera-se que os envolvidos tenham desenvolvido uma visão crítica em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
As atividades desenvolvidas deverão ser avaliadas pelos professores responsáveis, ficando a cargo dos mesmos o estabelecimento do critério de avaliação.
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