segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto o Folclore Brasileiro

Escola Estadual João Pedro Pedrossian
Bodoquena –MS
Diretor: Alziro dos Reis Ferreira
Coordenação:Vanderly Bogarim, Sebastião Soares

Dados da Ação:
Nome do Projeto: Folclore
Tema: Folclore – Fonte de Cultura e Brasileiro Tradição de um Povo.
Início: Mês de Agosto
Término: Mês de Agosto
Abrangência do Projeto: Alunos do 6° Ano
Disciplina: Língua Portuguesa/Artes
Professora: Narcy Soares

Objetivo Específico:
Resgatar a importância do folclore;
Desenvolver habilidades para a pesquisa;
Desenvolver Habilidades da linguagem oral;
Conscientizar sobre a importância de valores culturais repassados pelos antepassados;
Conhecer manifestações religiosas e culturais existentes na nossa cidade;
Conhecer lendas, mitos de folclore, provérbios, cantigas e etc;
Desenvolver o gosto pela música, danças, gincanas e brincadeiras folclóricas;
Produzir texto (contos, poesias e etc.) relacionado ao folclore;
Registrar no caderno (artes) todas as informações obtidas durante o desenvolvimento do projeto (fábulas, brincadeiras, danças, mitos e etc.)

Objetivo Geral:
Compreender o folclore como um conjunto de tradições e crenças de um povo.

Metodologia utilizada para a realização do projeto:
Apresentação do projeto e do seu principal objetivo;
Pesquisa sala de tecnologia: Lendas, mitos, crenças, provérbios, trava-língua, brincadeiras, cantigas etc;
Apresentação das pesquisas realizada na sala de tecnologia;
Impressão das imagens do folclore na STE;
Colorir as imagens pesquisadas e impresa;
filme: Lendas do Brasil;
Brincadeiras (quadra da escola): Cabra-cega, o gato e o rato, corre-cutia, passa-anel e outras,
Cantigas de roda (baixada na Ste) Capelinha de Melão, utilizado o micro system, pandeiro, latinha com pedras, colheres, etc;
Apresentação em forma de jornal, com uso da caixa de som e micro fone;
Apresentação do caderno;
Considerações dos alunos em relação ao projeto (falar o que mais gostou o que aprendeu, enfim...).

Avaliação do Projeto:

A Participação;
O interesse;
O caderno.

Nenhum comentário:

LinkWithin