segunda-feira, 9 de maio de 2011

Professoras junto aos Presentes para as Mâes

Mães Prestigiando a Festa

Mâes Prestigiando a Festa

Joelma recebendo um micro sistem do Prof : Alziro

PROJETO DIA DAS MÃES

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
ESCOLA ESTADUAL JOÃO PEDRO PEDROSSIAN










PROJETO DIA DAS MÃES











BODOQUENA –MS – ABRIL DE 2011

JUSTIFICATIVA:
Há nove anos a EE. João Pedro Pedrossian vem promovendo uma atividade direcionada às mães dos alunos, alunas-mães, convidadas, funcionárias e professoras-mães nesta data tão festiva para todas as mulheres que são verdadeiras heroínas para seus filhos e as mais atuantes na educação de nossos alunos. Esta festa entra na sua nona edição como um evento de marca da EE. João Pedro Pedrossian. Ela é esperada ansiosamente por toda a comunidade, pois a escola proporciona um momento de descontração onde mães e comunidade interna da unidade escolar se encontram sem as formalidades que se tem nas reuniões escolares.
Porém, para que este evento aconteça, a escola, todos os anos, rifa um objeto de valor significativo que é sorteado no dia da festa, este objeto (pode ser um celular, um aparelho de DVD, um aparelho de televisor e outros) geralmente é doado por alguém da comunidade, empresa, comércio, etc, à escola e é vendido por um valor acessível à nossa comunidade por todos: alunos, professores, funcionários e pais para que sejam compradas pequenas lembranças para as mães que vêm à festa proporcionada a elas. O objetivo principal é que nenhuma mãe saia sem sua lembrança. Além da compra das lembranças, o dinheiro arrecadado também serve para oferecer às mães um lanche agradável com cachorro-quente, refrigerante e bolo.
Nesta confraternização há ainda apresentações, músicas e homenagens às mães.
OBJETIVO:
Proporcionar às mães dos alunos matriculados na EE. João Pedro Pedrossian, alunas-mães, convidadas, funcionárias e professoras-mães um momento de lazer e descontração junto com a comunidade escolar interna.
PÚBLICO ALVO: Mães dos alunos matriculados na EE. João Pedro Pedrossian, alunas-mães, convidadas, funcionárias e professoras-mães.
ESTRATÉGIA:
Venda da rifa de um objeto (um celular, um aparelho de DVD, um aparelho de televisor e outros) a um preço acessível que será sorteado no dia do evento dedicado às mães na EE. João Pedro Pedrossian.
A verba arrecada será utilizada para proporcionar às mães uma festa em comemoração ao seu dia, onde ela receberá lembranças e participará de um agradável lanche com a comunidade escolar.
CRONOGRAMA:
Preparação:
Mês de abril venda dos números a serem rifados;
Maio: primeira semana das lembranças;
Dia: 04 e 05 de maio entrega dos convites às mães;
Dias 05 e 06 preparação dos comes e bebes;
Dia 07 a comemoração; a partir das 8 h, na quadra da escola;
Dia: 10 avaliação do evento com a comunidade escolar interna.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Material humano: comunidade escolar interna e local
Recursos financeiros: aproximadamente $1.600,00 (hum mil e seiscentos reais)
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
• Coordenação Pedagógica
• Associação de Pais e Mestres
• Colegiado Escolar
• Professores e Funcionários
UM BREVE HISTÓRICO DE NOSSA CIDADE E DA NOSSA ESCOLA

Bodoquena é uma pequena cidade localizada ao sudoeste do Mato Grosso do Sul, com apenas 27 anos de emancipação e nela há sete escolas municipais, sendo que algumas delas estão localizadas na zona rural e duas escolas estaduais, sendo uma delas a Escola Estadual João Pedro Pedrossian.
Criada em 06/04/1954 pelo Decreto nº1834 do Governador Fernando Correa da Costa. Construída em 1970 com 04 salas de aula, 01 Diretoria, 01 cozinha e 05 sanitários com nome de Centro Educacional João Pedro Pedrossian, com área total de 4200,00 m2. Em 1976 foi ampliada com mais 04 salas de aula, 01 sala de professor, 01 almoxarifado e 05 sanitários. Em 1976 com o Decreto nº 818 de 13 de dezembro, alterou-se a denominação do Centro Educacional João Pedro Pedrossian para Escola Estadual de 1º Grau João Pedro Pedrossian.
Foi autorizado o funcionamento de 1º a 5º série do 1º grau pela resolução CEE nº 29 DO nº 980 de 02/12/1982.
Foi reconhecida com ensino de 1º a 5º série pela Deliberação CEE nº 401, DO nº 980 de 02/12/1982. Com a mesma Deliberação, foi autorizado o funcionamento de 6º a 8º série do 1º grau. A Deliberação CEE, nº 662, do DO nº 1293 de 28/03/1984.
Em 1984 foi construída a Biblioteca, atualmente não existe mais.
Com a Deliberação CEE nº 1478 de 14/05/1987 foi reconhecido o curso do 2º grau.
A Escola passou a chamar Escola Estadual de 1º e 2º Graus João Pedro Pedrossian.
Em 1994, foram construídas mais 02 salas de aula, 01 sanitário para deficiente (não está mais em funcionamento, pois sua estrutura era muito precária), 04 sanitários masculinos e femininos e 01 sanitário Administrativo.
A Escola funciona em três turnos e o seu estado de conservação necessita de alguns reparos.
Atualmente com o decreto nº 9104 de 12/05/1998 passou a denominar-se Escola Estadual João Pedro Pedrossian.
Desde 2003, esta escola pôde contar com três extensões de Ensino Médio e EJA na zona rural: Assentamento Sumatra (Pareceres nºs 07-A, às fls. 09 e 10 e do parecer 01/03, à fl. 11, Processo nº 29/001021/2003), Aldeia Kadwéu (CI n° 0486/2004/CONPED/SUPED/SED e Processo n°29/096672/2004), e Distrito de Morraria do Sul (Parecer nº 05/04, Processo 29/020315/2004), com isto, os alunos que se deslocavam para vir à cidade estudar, podem dar continuidade aos estudos com mais comodidade, sem grandes transtornos, e os pais não ficam tão preocupados, visto que o acesso até o município é difícil, principalmente em épocas de chuvas.
A Escola Estadual “João Pedro Pedrossian”, constitui atualmente por maioria de professores do sexo feminino, num total de 50 profissionais, concentrando-se em maior número no período vespertino. A maioria tem como atividade profissional o magistério, sendo que todos são graduados e/ou especializados na área, prevalecendo atualmente em maior número os profissionais efetivos.
Há um grande número de educadores que alega carência ou necessidade de capacitação, pois são impossibilitados em função de apoio ou até mesmo a distancia dos locais que a mesma é oferecida.

APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS DOS ALUNOS 8° ANO "A" - PROFESSORA VIVIANE





Palestra da Policial sobre às práticas do Bullying nas escolas.

Projeto Bullying

Escola Estadual “ João Pedro Pedrossian ”
Projeto

Escola sem

Bullying
Professora Responsável: Viviane Lúcia de Araújo
Coordenação: Kelly Giselly Benites
Direção: Alziro dos Reis Ferreira
Tema: Escola Sem Bullying
Turma: ( Alunos do 8° A ) - Período: Matutino / 2011
1- Introdução:
O Bullying tendo em vista que é um ato que descreve a violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender, visa-se aplicar performance adversa que iniba tais atos através de exemplos conscientes no decorrer do projeto.
2- Justificativa:

Às práticas de violência, discriminação e preconceitos, vivenciadas pelos educando no cotidiano da escola, têm apresentado como u grande desafio para os professores, equipe gestora, comunidade escolar e pais. Tais práticas, muitas vezes, podem acarretar dificuldades de aprendizagem e desencadear traumas ao longo da vida. Em virtude disso, lança-se mão aqui de atividades mantenedoras de ordem e respeito para coibir situações vexatórias os quais evidenciam - se o Bullying.

3- Objetivo específico :

 Envolver alunos, professores e a comunidade escolar no resgate á cidadania e os direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar;
 Abordar as práticas de Bullying, tendo em vista as diferentes agressões ( moral, física, verbal, etc. ), vivenciadas no cotidiano das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços;
 Socializar com nossas pesquisas seminários sobre as práticas do Bullying, enfocando as diversas formas de manifestações, as características, os envolvidos e as conseqüências, além de formas de combate e propostas para a nossa escola;

4- Objetivo geral:

 Mobilizar professores, alunos, gestores e a comunidade escolar para, compreendendo o Bullying, buscar respostas e oportunizar ações para combatê-lo, tendo como princípios os valores a serem promovidos em sala de aula – apreciação, colaboração, entre outros - , propiciados de um clima de solidariedade e de respeito mútuo;


5- Metodologia:

Este projeto desenvolverá através de etapas sendo:

1ª) Etapa:

O projeto sobre: “ Escola Sem Bullying ”, desenvolverá através de uma fundamentação teórica a respeito do que é o Bullying, sua caracterização, os tipos, os locais que mais acontece as Leis que amparam vítimas do Bullying no Brasil. Os alunos utilizarão à Sala de Tecnologia para pesquisar sobre o assunto usando ( computadores e internet).

2ª) Etapa:
Após a pesquisa teórica, os alunos confeccionarão faixas e cartazes com frases e dizeres sobre o Bullying nas escolas. Farão exposições deste material dentro e fora da sala de aula. Por meio destes abrirão debates e discussões sobre o assunto a fim de que falem de suas experiências e vivências ocorridas no ambiente escolar.
3ª) Etapa:
O projeto desenvolverá com apresentações teatrais criadas pelos alunos do 8° A, período Matutino, com apresentações na sala de aula e à comunidade escolar.
4ª) Etapa:
Serão apresentados pelos alunos filmagens, onde constaremos entrevistas e depoimentos de alunos que já sofreram ou sofrem algum tipo de Bullying na escola. Após a apresentação do vídeo dos alunos a professora complementará a discussão com vídeos ( YouTube ) também que enfatizará a discussão, este foi estendido à toda comunidade escolar.
5ª) Etapa:
Para finalizar este projeto, os alunos farão comentários finais sobre o assunto, declarações, comentários e sugestões de como combater o Bullying na escola, para toda a comunidade escolar, tendo o apoio de um palestrante ( Autoridade ), que fará uma explanação sobre o tema a fim de que oriente os alunos a combater o Bullying nas escolas e como isso traria conseqüências drásticas a quem praticá-lo.
6ª) Etapa:
Os alunos irão postar o projeto no Blog da escola.

6- Recursos Didáticos:
• Computadores / Internet;
• Livros Didáticos;
• Jornais;
• Revistas;
• Data Show;
• Faixas e Cartazes;
• Áudio;
• Sala de Tecnologia;
• Câmera fotográfica;
• Filmadora;
• Microfone/ Caixa de som;

7- Avaliação:
A avaliação da aprendizagem é feita de forma constante, será avaliada a execução do trabalho proposto, o desempenho nas atividades propostas, além da participação individual ou/ em grupo dos alunos na apresentação do projeto.

8- Considerações Finais:
Ao nos propormos a trabalhar com a temática Bullying em nossa escola, levamos em conta a necessidade e urgência de contextos de discussão, debates, reflexão e ação em torno do assunto, enfatizando a troca de experiências como forma de aprendizagem, a partir do contexto da sala de aula.
Dessa maneira, devemos refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas, a relação que estabelecemos com nossos alunos, e o compromisso que temos com a educação, para que possamos tomar iniciativa de interferir no momento adequado e de maneira adequada, facilitando as aprendizagens, num ambiente onde haja respeito mútuo, solidariedade e cooperação.

9- Cronograma:
Período de execução do projeto:
17/03/2011 a 29/04/2011

10- Referências Bibliográficas:
 Site: PT.wikipédia.org/wiki/bullying;
 You tube.com/Bullying;
 CONSTANTINI, Alessandro, Bullying, como combatê-lo? SP:Itália Nova editora, 2004;











sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma aula de Geografia

Escola Estadual João Pedro Pedrossian
Bodoquena – MS 02/05 a 06/05/2011
Período: Matutino
Disciplina: Geografia
Professora: Cleonice Silva da Cunha Souza
6° ano A e B

Planejamento de Aula

Conteúdo
Litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera
Estrutura interna e externa da terra
Principais formas de relevo

Objetivo
Definir litosfera, atmosfera, hidrosfera, Biosfera e relevo
Conhecer a estrutura internas e externas da terra.
Identificar as principais formas de relevo.
Algumas noções de como trabalhar com o editor de texto Writer

Metodologia

Leitura em sala de aula
Vídeo Aula
Pesquisa na Ste para definir os itens citados a baixo e relaciona-los as imagens.
Como: litosfera, atmosfera, biosfera. Estrutura interna e externa da terra, relevo.
O trabalho será feito do editor de texto Writer e Salvo no email da professora ou salvo no pen-drive para posterior impressão.

Avaliação
Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desenvolvimento sustentável

Escola Estadual João Pedro Pedrossian

Disciplina: História

Período: Vespertino

Professora: Lucia Helena Souza da Silva

8º Ano B e C

TRABALHO


AULA NA STE - PESQUISA (Bate papo com ED o robô)

TEMA: FONTES ENERGÉTICAS E ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS

  • ED (Significado: Energia e Desenvolvimento)

  • Ed o Robô/ criado pela Petrobrás;

  • Missão: Ajudar a preservar os recursos naturais e usar a energia do Planeta Terra de maneira eficiente;


        • OBJETIVO:

  • Apresentar dicas de economia de água;

  • Indicar usos possíveis de cada fonte de energia;

  • Entender o que é desenvolvimento sustentável;

  • Destacar maneiras adequadas de preservação dos recursos naturais, em casa, no bairro e na escola;


  • METODOLOGIA

    • Pesquisa na STE, utilizando o robô ED e outros sites;

    • Trabalho em dupla;

    • Elaboração de um folder (com escrita, desenho e colagem) que contenha dicas de desenvolvimento sustentável;

    • Exposição do trabalho em sala de aula (apresentação) e na Escola;


  • CRONOGRAMA

    • Dia 04/05/2011 – Pesquisa na STE, com os alunos do 8º Ano C;

    • Dia 05/05/2011 – Pesquisa na STE, com os alunos do 8º Ano B;

    • Dia 11/05/2011 – Elaboração de trabalho em sala de aula – 8º C;

    • Dia 12/05/2011 – Elaboração de trabalho em sala de aula – 8º B;

    • Dia 18/05/2011 – Exposição do trabalho e apresentação – 8º C;

    • Dia 19/05/2011 – Exposição do trabalho e apresentação – 8º B.


  • ROTEIRO DA PESQUISA

    • Aquecimento Global

    • Meio ambiente

    • Conceito de energia

    • Energia eólica

    • Energia solar

    • Biomassa

    • Petróleo

    • Recursos Naturais

    • Gás Natural

    • Queda d’água - Utilização de água (salgada) do mar

    • Energia Geotérmica

    • Ecologia

    • Água potável

    • Dicas de economia de água

    • Efeito Estufa

    • Preservação

    • Poluição

    • Camada de Ozônio

    • Gás Carbônico


RECURSOS UTILIZADOS

    • Computador/Internet e Word


      • AVALIAÇÃO

        • Elaboração de trabalho – Pesquisa, elaboração de um folder (por grupo)

        • Apresentação de trabalho em sala de aula

        • Interesse

        • Participação

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