segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROJETO DIA DAS MÃES

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
ESCOLA ESTADUAL JOÃO PEDRO PEDROSSIAN










PROJETO DIA DAS MÃES











BODOQUENA –MS – ABRIL DE 2011

JUSTIFICATIVA:
Há nove anos a EE. João Pedro Pedrossian vem promovendo uma atividade direcionada às mães dos alunos, alunas-mães, convidadas, funcionárias e professoras-mães nesta data tão festiva para todas as mulheres que são verdadeiras heroínas para seus filhos e as mais atuantes na educação de nossos alunos. Esta festa entra na sua nona edição como um evento de marca da EE. João Pedro Pedrossian. Ela é esperada ansiosamente por toda a comunidade, pois a escola proporciona um momento de descontração onde mães e comunidade interna da unidade escolar se encontram sem as formalidades que se tem nas reuniões escolares.
Porém, para que este evento aconteça, a escola, todos os anos, rifa um objeto de valor significativo que é sorteado no dia da festa, este objeto (pode ser um celular, um aparelho de DVD, um aparelho de televisor e outros) geralmente é doado por alguém da comunidade, empresa, comércio, etc, à escola e é vendido por um valor acessível à nossa comunidade por todos: alunos, professores, funcionários e pais para que sejam compradas pequenas lembranças para as mães que vêm à festa proporcionada a elas. O objetivo principal é que nenhuma mãe saia sem sua lembrança. Além da compra das lembranças, o dinheiro arrecadado também serve para oferecer às mães um lanche agradável com cachorro-quente, refrigerante e bolo.
Nesta confraternização há ainda apresentações, músicas e homenagens às mães.
OBJETIVO:
Proporcionar às mães dos alunos matriculados na EE. João Pedro Pedrossian, alunas-mães, convidadas, funcionárias e professoras-mães um momento de lazer e descontração junto com a comunidade escolar interna.
PÚBLICO ALVO: Mães dos alunos matriculados na EE. João Pedro Pedrossian, alunas-mães, convidadas, funcionárias e professoras-mães.
ESTRATÉGIA:
Venda da rifa de um objeto (um celular, um aparelho de DVD, um aparelho de televisor e outros) a um preço acessível que será sorteado no dia do evento dedicado às mães na EE. João Pedro Pedrossian.
A verba arrecada será utilizada para proporcionar às mães uma festa em comemoração ao seu dia, onde ela receberá lembranças e participará de um agradável lanche com a comunidade escolar.
CRONOGRAMA:
Preparação:
Mês de abril venda dos números a serem rifados;
Maio: primeira semana das lembranças;
Dia: 04 e 05 de maio entrega dos convites às mães;
Dias 05 e 06 preparação dos comes e bebes;
Dia 07 a comemoração; a partir das 8 h, na quadra da escola;
Dia: 10 avaliação do evento com a comunidade escolar interna.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Material humano: comunidade escolar interna e local
Recursos financeiros: aproximadamente $1.600,00 (hum mil e seiscentos reais)
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
• Coordenação Pedagógica
• Associação de Pais e Mestres
• Colegiado Escolar
• Professores e Funcionários
UM BREVE HISTÓRICO DE NOSSA CIDADE E DA NOSSA ESCOLA

Bodoquena é uma pequena cidade localizada ao sudoeste do Mato Grosso do Sul, com apenas 27 anos de emancipação e nela há sete escolas municipais, sendo que algumas delas estão localizadas na zona rural e duas escolas estaduais, sendo uma delas a Escola Estadual João Pedro Pedrossian.
Criada em 06/04/1954 pelo Decreto nº1834 do Governador Fernando Correa da Costa. Construída em 1970 com 04 salas de aula, 01 Diretoria, 01 cozinha e 05 sanitários com nome de Centro Educacional João Pedro Pedrossian, com área total de 4200,00 m2. Em 1976 foi ampliada com mais 04 salas de aula, 01 sala de professor, 01 almoxarifado e 05 sanitários. Em 1976 com o Decreto nº 818 de 13 de dezembro, alterou-se a denominação do Centro Educacional João Pedro Pedrossian para Escola Estadual de 1º Grau João Pedro Pedrossian.
Foi autorizado o funcionamento de 1º a 5º série do 1º grau pela resolução CEE nº 29 DO nº 980 de 02/12/1982.
Foi reconhecida com ensino de 1º a 5º série pela Deliberação CEE nº 401, DO nº 980 de 02/12/1982. Com a mesma Deliberação, foi autorizado o funcionamento de 6º a 8º série do 1º grau. A Deliberação CEE, nº 662, do DO nº 1293 de 28/03/1984.
Em 1984 foi construída a Biblioteca, atualmente não existe mais.
Com a Deliberação CEE nº 1478 de 14/05/1987 foi reconhecido o curso do 2º grau.
A Escola passou a chamar Escola Estadual de 1º e 2º Graus João Pedro Pedrossian.
Em 1994, foram construídas mais 02 salas de aula, 01 sanitário para deficiente (não está mais em funcionamento, pois sua estrutura era muito precária), 04 sanitários masculinos e femininos e 01 sanitário Administrativo.
A Escola funciona em três turnos e o seu estado de conservação necessita de alguns reparos.
Atualmente com o decreto nº 9104 de 12/05/1998 passou a denominar-se Escola Estadual João Pedro Pedrossian.
Desde 2003, esta escola pôde contar com três extensões de Ensino Médio e EJA na zona rural: Assentamento Sumatra (Pareceres nºs 07-A, às fls. 09 e 10 e do parecer 01/03, à fl. 11, Processo nº 29/001021/2003), Aldeia Kadwéu (CI n° 0486/2004/CONPED/SUPED/SED e Processo n°29/096672/2004), e Distrito de Morraria do Sul (Parecer nº 05/04, Processo 29/020315/2004), com isto, os alunos que se deslocavam para vir à cidade estudar, podem dar continuidade aos estudos com mais comodidade, sem grandes transtornos, e os pais não ficam tão preocupados, visto que o acesso até o município é difícil, principalmente em épocas de chuvas.
A Escola Estadual “João Pedro Pedrossian”, constitui atualmente por maioria de professores do sexo feminino, num total de 50 profissionais, concentrando-se em maior número no período vespertino. A maioria tem como atividade profissional o magistério, sendo que todos são graduados e/ou especializados na área, prevalecendo atualmente em maior número os profissionais efetivos.
Há um grande número de educadores que alega carência ou necessidade de capacitação, pois são impossibilitados em função de apoio ou até mesmo a distancia dos locais que a mesma é oferecida.

Nenhum comentário:

LinkWithin