segunda-feira, 9 de maio de 2011

Projeto Bullying

Escola Estadual “ João Pedro Pedrossian ”
Projeto

Escola sem

Bullying
Professora Responsável: Viviane Lúcia de Araújo
Coordenação: Kelly Giselly Benites
Direção: Alziro dos Reis Ferreira
Tema: Escola Sem Bullying
Turma: ( Alunos do 8° A ) - Período: Matutino / 2011
1- Introdução:
O Bullying tendo em vista que é um ato que descreve a violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender, visa-se aplicar performance adversa que iniba tais atos através de exemplos conscientes no decorrer do projeto.
2- Justificativa:

Às práticas de violência, discriminação e preconceitos, vivenciadas pelos educando no cotidiano da escola, têm apresentado como u grande desafio para os professores, equipe gestora, comunidade escolar e pais. Tais práticas, muitas vezes, podem acarretar dificuldades de aprendizagem e desencadear traumas ao longo da vida. Em virtude disso, lança-se mão aqui de atividades mantenedoras de ordem e respeito para coibir situações vexatórias os quais evidenciam - se o Bullying.

3- Objetivo específico :

 Envolver alunos, professores e a comunidade escolar no resgate á cidadania e os direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar;
 Abordar as práticas de Bullying, tendo em vista as diferentes agressões ( moral, física, verbal, etc. ), vivenciadas no cotidiano das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços;
 Socializar com nossas pesquisas seminários sobre as práticas do Bullying, enfocando as diversas formas de manifestações, as características, os envolvidos e as conseqüências, além de formas de combate e propostas para a nossa escola;

4- Objetivo geral:

 Mobilizar professores, alunos, gestores e a comunidade escolar para, compreendendo o Bullying, buscar respostas e oportunizar ações para combatê-lo, tendo como princípios os valores a serem promovidos em sala de aula – apreciação, colaboração, entre outros - , propiciados de um clima de solidariedade e de respeito mútuo;


5- Metodologia:

Este projeto desenvolverá através de etapas sendo:

1ª) Etapa:

O projeto sobre: “ Escola Sem Bullying ”, desenvolverá através de uma fundamentação teórica a respeito do que é o Bullying, sua caracterização, os tipos, os locais que mais acontece as Leis que amparam vítimas do Bullying no Brasil. Os alunos utilizarão à Sala de Tecnologia para pesquisar sobre o assunto usando ( computadores e internet).

2ª) Etapa:
Após a pesquisa teórica, os alunos confeccionarão faixas e cartazes com frases e dizeres sobre o Bullying nas escolas. Farão exposições deste material dentro e fora da sala de aula. Por meio destes abrirão debates e discussões sobre o assunto a fim de que falem de suas experiências e vivências ocorridas no ambiente escolar.
3ª) Etapa:
O projeto desenvolverá com apresentações teatrais criadas pelos alunos do 8° A, período Matutino, com apresentações na sala de aula e à comunidade escolar.
4ª) Etapa:
Serão apresentados pelos alunos filmagens, onde constaremos entrevistas e depoimentos de alunos que já sofreram ou sofrem algum tipo de Bullying na escola. Após a apresentação do vídeo dos alunos a professora complementará a discussão com vídeos ( YouTube ) também que enfatizará a discussão, este foi estendido à toda comunidade escolar.
5ª) Etapa:
Para finalizar este projeto, os alunos farão comentários finais sobre o assunto, declarações, comentários e sugestões de como combater o Bullying na escola, para toda a comunidade escolar, tendo o apoio de um palestrante ( Autoridade ), que fará uma explanação sobre o tema a fim de que oriente os alunos a combater o Bullying nas escolas e como isso traria conseqüências drásticas a quem praticá-lo.
6ª) Etapa:
Os alunos irão postar o projeto no Blog da escola.

6- Recursos Didáticos:
• Computadores / Internet;
• Livros Didáticos;
• Jornais;
• Revistas;
• Data Show;
• Faixas e Cartazes;
• Áudio;
• Sala de Tecnologia;
• Câmera fotográfica;
• Filmadora;
• Microfone/ Caixa de som;

7- Avaliação:
A avaliação da aprendizagem é feita de forma constante, será avaliada a execução do trabalho proposto, o desempenho nas atividades propostas, além da participação individual ou/ em grupo dos alunos na apresentação do projeto.

8- Considerações Finais:
Ao nos propormos a trabalhar com a temática Bullying em nossa escola, levamos em conta a necessidade e urgência de contextos de discussão, debates, reflexão e ação em torno do assunto, enfatizando a troca de experiências como forma de aprendizagem, a partir do contexto da sala de aula.
Dessa maneira, devemos refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas, a relação que estabelecemos com nossos alunos, e o compromisso que temos com a educação, para que possamos tomar iniciativa de interferir no momento adequado e de maneira adequada, facilitando as aprendizagens, num ambiente onde haja respeito mútuo, solidariedade e cooperação.

9- Cronograma:
Período de execução do projeto:
17/03/2011 a 29/04/2011

10- Referências Bibliográficas:
 Site: PT.wikipédia.org/wiki/bullying;
 You tube.com/Bullying;
 CONSTANTINI, Alessandro, Bullying, como combatê-lo? SP:Itália Nova editora, 2004;











Um comentário:

Vida de uma adolescente disse...

A importancia de termos um comite em nossa escola para discutimos sobre o bullying é muito interesante,pois assim nós alunos poderiamos dar nossas ideias de como combater esse preconceito que cada vez mais aumenta em nossas escolas.
Assim diminuindo cada vez mais esse o bullying, tarzendo até um maior rendimento dos alunos, e tornando a escola um otmo lugar para a nossa convivencia.

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